sexta-feira, 8 de maio de 2009

Como ser Altamente Eficaz?



O que fazer para ser uma pessoa altamente eficaz?
Existe uma receita para alcançar o sucesso pleno?
Que modelo devo seguir, quais passos devo dar para ir ao encontro da felicidade e estabilidade na vida?

Essas são questões fundamentais que palpitam no mais íntimo do coração de milhares de pessoas, e são universais. Não importa se está na África do Sul, na República Dominicana, na China ou no Canadá, de leste a oeste, de norte a sul, essas indagações sempre motivaram o homem, há centenas de gerações, a procurar as respostas certas. O ser humano sempre buscou viver melhor e com qualidade de vida.

Acredito que você conhece algumas pessoas que julga terem encontrado a resposta ou mesmo o “segredo” do sucesso. Se buscar em seu círculo de amizade mais próximo encontrará duas ou até três pessoas que vivem como se conhecessem o caminho da prosperidade. Você deve ter um tio, um amigo que parece ter nascido “virado pra lua”, naturalmente, parecem ter mais sorte que a maioria.
Por mais que alcancem o sucesso, as pessoas não se sentem completas e buscam insistentemente mais coerência na vida social, pessoal e familiar e por relacionamentos mais satisfatórios com seus semelhantes.
Suponho que muitos dos problemas enfrentados por outros são familiares a você:

Defini e atingi meus objetivos profissionais, mas isso me custou a vida pessoal e familiar, sinto que não conheço mais a minha mulher e meus filhos, nem sei mais o que é realmente importante para mim. Fico me perguntando, valeu a pena?

Comecei um novo regime – o quinto só esse ano. Sei que estou gordo e desejo sinceramente mudar isso. Estabeleci as metas, mantive uma atitude mental positiva dizendo: “eu posso consegui”, mas não consegui. Depois de algumas semanas relaxei. Pelo jeito sou incapaz de cumprir uma promessa feita a mim mesmo.

Meu filho adolescente é muito rebelde e não me atende. Por mais que eu tente, ele não me dá ouvidos. O que posso fazer?

Meu casamento empacou. Nós não brigamos nem discutimos. Simplesmente não nos amamos mais. Fizemos aconselhamento, tentamos várias outras alternativas, mas não conseguimos mais ressuscitar os sentimentos antigos.

Esses são problemas sérios, e não podem ser resolvidos de forma rápida ou imediata. Para resolvê-los precisam-se incorporar alguns princípios, que levam a uma mudança no caráter, não na personalidade, como pregam, quase que em totalidade, palestrantes, livros e artigos de auto-ajuda, psicologia e auto-estímulo.
Em recente pesquisa descobri um princípio muito interessante que, para mim, se tornou muito eficaz. É o Princípio do Equilíbrio P/CP. Quero compartilhá-lo com você.

EQUILÍBRIO P/CP

O dicionário define Equilíbrio como: estado de corpos que atuam com forças iguais; igualdade entre duas forças; harmonia, proporção.

O “Equilíbrio P/CP” é um princípio que está em harmonia com as leis naturais, realmente muito útil e eficaz, se compreendido e aplicado. Para que o princípio do “Equilíbrio P/CP” seja facilmente compreendido vamos recordar a fábula de Esopo sobre a Galinha dos ovos de ouro.

“A fábula conta a história de um pobre fazendeiro que um dia descobre no ninho se sua galinha preferida um reluzente ovo de ouro. No início, ele desconfia de algum tipo de brincadeira. Mas, no momento em que vai jogar o ovo fora, pensa melhor e o leva para ser avaliado.
O ovo era de ouro maciço! O fazendeiro não consegue acreditar em sua sorte. Fica ainda mais surpreso quando, no dia seguinte, o fenômeno se repete. Dia após dia, ele se levanta e corre ao galinheiro para apanhar mais um ovo de ouro.

Ele acaba ficando imensamente rico, e mal podia acreditar em tanta sorte.
Junto com a fortuna, porém, vieram a cobiça e impaciência. Incapaz de poder esperar pelo ovo de ouro de cada dia, o fazendeiro decide matar a galinha e pegar todos os ovos de uma só uma vez. Mas, quando abre a ave, descobre que não havia nada dentro dela. Nenhum ovo de ouro. E agora não havia mais meios de consegui-los. O fazendeiro destruiu a galinha que os produzia”. (Covei, 2007).

Nessa fábula temos a definição básica de eficácia. A maioria das pessoas enxerga a eficácia a partir do paradigma dos ovos de ouro: quanto mais a pessoa produz, quanto mais faz, mais eficaz a pessoa é.

Mas como podemos ver na história, a eficácia resulta de duas coisas: o produto (- P -ou seja, os ovos de ouro) e o meio de produção ou a capacidade de produzir (- CP -a galinha).
Se você adotar um modo de vida focalizado nos ovos de ouro, negligenciando a galinha, em pouco tempo perderá a fonte dos ovos de ouro. Por outro lado, se cuidar apenas da galinha, sem dar importância aos ovos, logo não terá mais meios de alimentar a galinha ou a si próprio.
A eficácia consiste no EQUILÍBRIO P/CP.

P representa a Produção dos resultados desejados, os ovos de ouro.
CP indica a Capacidade de Produção, a habilidade ou bem que produz os ovos de ouro.
Em nossa constante busca por resultados esquecemo-nos de alimentar a galinha, alguns nem mesmo ligam para a produção da galinha mas, na verdade, devemos buscar o equilíbrio.
Seja qual for a área de sua vida, pessoal, social, profissional ou familiar, ou mesmo em qualquer das esferas física, mental e espiritual. Não esqueça, pratique o equilíbrio entre a produção e a capacidade de produzi-los.

Escrito por;
Kedson Angelo Pereira
(kedsongenio@hotmail.com)

Formado em Administração de empresas. Ministra palestras nas áreas de Motivação Empresarial e Qualidade de Vida, apesar de jovem já percorreu boa parte do Nordeste do país, realizando treinamentos em estados como Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia e Minas Gerais. Um palestrante que consegue unir conhecimento prático com conteúdo, bom humor e principalmente resultados, apresentando as idéias de forma simples, objetiva e descontraída.

Nenhum comentário: