quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

SIM, EXISTE RECEITA PARA O SUCESSO!


Quem não quer ser uma pessoa de sucesso? O problema na maioria das pessoas que quer ter sucesso não é que não sejam capazes de alcançá-lo. O grande erro está na interpretação que fazemos do sucesso. Maltbie D. Babcock disse: “um dos erros mais comuns e um dos mais graves, é pensar que o sucesso se deve a alguma genialidade, a alguma mágica ou a alguma outra coisa que não possuímos”.


O que é sucesso? Como consegui-lo? A maioria das pessoas tem uma idéia distorcida do que significa ser uma pessoa bem sucedida. Às vezes erramos em definir o sucesso, achamos que só teremos sucesso se possuirmos a fortuna de Bill Gates, a inteligência de Albert Einstein, a mesmo a maestria empresarial de Silvio Santos, ou a criatividade de Walt Disney.


O sucesso pode ser algo platônico. Qualquer um pode ser um verdadeiro sucesso se souber usar os ingredientes certos nas doses corretas, acreditando que PODE com determinação, dedicação àquilo que deseja. As limitações muitas vezes são impostas por nós mesmos, por receio de errar, e “isolamos” a possibilidade de acertar ignorando nossa capacidade de gerar alternativas para eliminar obstáculos.


Max Gehringer diz que existe uma receita certa para o sucesso. Cada um de nos possui os ingredientes básicos para cozinhar um sucesso de dar água na boca dos outros. Se olharmos pra pessoas que julgamos serem bem sucedidas veremos que não possuem nenhum ingrediente mágico ou sobrenatural. Por incrível que pareça o segredo não esta nos ingredientes, mas no modo do preparo.


Todos nós temos os ingredientes necessários, basta olhar pra dentro de si, e verá que lá existe a ousadia, a perseverança, a liderança, a criatividade, a ética, o espírito de equipe e mais um monte de ingredientes que entram na formula do sucesso.


Não é preciso entender muito de culinária pra saber que para se fazer um bolo não basta jogar todos os ingredientes dentro de uma panela, em doses iguais e ao mesmo tempo. É preciso haver uma seqüência e uma proporção para adicionar cada um de nossos ingredientes. Devemos aprender a identificar o momento oportuno para o uso de cada ingrediente que possuímos para lograr êxito em nossas empreitadas diárias.


O sucesso se dá pelo diferencial, pela forma única que cada um conduz suas atividades, a seleção das prioridades, a definição clara dos objetivos a serem alcançados. Possuímos em quantidades diferentes os ingredientes necessários para produzirmos o nosso próprio sucesso.


Entre erros e acertos então, assim como quem aprende a preparar uma refeição, chegamos a um ponto ideal de organização, de atitudes, adquirimos maturidade para encarar os desafios.

Forte abraço!!


p/s: escreví esse artigo na madrugada de 4 de dezembro de 2009 e foi publicado no Jornal do Comércio dia 08 de dezembro de 2009.

Um comentário:

***Sorriso disse...

Gostei das palavras... mas eu posso te afirmar q tudo o q foi dito nessa postagem sobre o sucesso, nada se compara do toque especial q na verdade é o verdadeiro segredo de todo o sucesso e q eu tenho como mestre Cuca. rsrsrs
bjs...
Drefs